(021) 9999-9999      contato@paulamendez.com.br    |   

Quais são os cuidados rotineiros com a pele negra?

A pele negra é rica em melanina e colágeno, substâncias que garantem uma maior resistência ao sol e ao envelhecimento. Mas o outro lado desses benefícios é que, devido a hiperpigmentação, há mais propensão a manchas de pele, como melasma. Então, é preciso dar uma atenção maior à ocorrência de manchas, oleosidade e foliculite, adotando alguns cuidados durante a rotina. Saiba quais são os mais recomendados:

1)   Aposta na Vitamina C: trata-se de um poderoso antioxidante, eficaz no combate aos radicais livres que degradam o colágeno. Além disso, a substância ilumina e refina a pele, deixando-a suave e uniforme. Os ácidos kójico, fítico e alfa-hidroxiácidos também reforçam a ação da vitamina C.

2)  Uso contínuo de filtro solar: Apesar de ser mais resistente ao sol, apresentando um fator de proteção natural de 13.4, sim, pele negra também precisa de proteção contra os raios ultravioletas. E não apenas nos dias de praia ou piscina, mas especialmente quando está nublado ou em ambientes fechados.

3)  Visitas regulares ao dermatologista: como a pele negra é mais suscetível a todos os tipos de manchas, é fundamental um acompanhamento para prevenir o aparecimento desses incômodos. O médico deve indicar o uso de alguns dermocosméticos que auxiliam neste controle. Outros produtos, como anti-idade, sérum antioxidante e tônicos faciais, também podem ser indicados pelo dermatologista.

4)  Limpeza de pele: ao contrário da pele clara, mesmo as oleosas, a limpeza para pele negra deve ser diária e com produtos específicos para controlar a oleosidade. O rosto seco e limpo ao longo do dia também previne a formação de cravos e espinhas, lesões que podem manchar a pele.

5)   Esfoliação do corpo: além do rosto, vale a pena esfoliar também algumas partes do corpo para evitar que a foliculite apareça depois da depilação, por exemplo. Esfoliar pernas, virilha e axilas duas vezes por semana é o suficiente. Mas depois da depilação o ideal é hidratar para deixar a pele protegida das agressões externas.

Visite regularmente o dermatologista e mantenha a saúde da sua pele em dia!

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!