Lesões na mão e no punho representam 25% dos traumatismos do esporte. Veja como preveni-las!
Estudos apontam que 25% das lesões esportivas acontecem nas mãos e nos punhos, principalmente em esportes que exigem bastante dos membros superiores, como artes marciais, ginástica artística, tênis, basquete, entre outros.
Existem vários tipos de lesão, e as que mais acontecem nas mãos e/ou nos pulsos são as fraturas e as lesões nos tendões.
Mas por que elas ocorrem?
Isso depende muito do tipo de atividade praticada, e também não são exclusivas de atletas profissionais. Se você pratica musculação, por exemplo, as chances de você sofrer alguma lesão é a mesma, caso não sejam tomados os cuidados necessários.
A prática de esportes que exigem muito das mãos e dos punhos – como o boxe, por exemplo -, deve ser feita com os assessórios de prevenção adequados, como bandagens e luvas. Elas servem para amortecer o impacto e estabilizar as articulações dos dedos e do punho.
Além disso, toda e qualquer prática de atividade física deve ser orientada por um profissional da área. Dessa forma, você terá certeza de que executa os movimentos adequadamente, prevenindo lesões e atingindo os resultados esperados.
Muitas das lesões também ocorrem por falta de aquecimento e alongamento. São eles que preparam os músculos para o movimento e o impacto, diminuindo a ocorrência de lesões.
Se sentir alguma dor após a prática de alguma atividade física, o ideal é aplicar uma compressa gelada na hora e, caso ela não melhore, procure um médico ortopedista.
Fonte: Medical Site
03 de Março de 2022