Diferenças entre nervo, tendão e ligamento
O nosso corpo consegue se locomover graças à integração de nervos, músculos, tendões, ossos, articulações e ligamentos. Mas qual é o papel de cada um deles?
Os nervos são os responsáveis por transmitir estímulos originados no cérebro ou na medula para os músculos, que se contraem e movimentam os tendões, que, por estarem presos aos ossos, realizam o movimento.
Já os ligamentos são estruturas que seguram os ossos uns nos outros, formando a articulação e mantendo os ossos encaixados.
Doenças e lesões ortopédicas que afetam a sensibilidade e os movimentos do corpo podem ter origem nos nervos, ossos, músculos, tendões e ligamentos de forma isolada ou em conjunto. Geralmente, a recuperação de uma lesão isolada de uma das estruturas é mais fácil do que quando várias delas estão lesadas.
Nos casos em que não é possível fazer o reparo das lesões ou se ele não é realizado em tempo ideal, há a possibilidade de realização de um enxerto de nervo, transferência ou enxerto de tendão, fusões ósseas, reconstruções de ligamentos com uso de tendões, entre outros.
Fonte: Medical Site
09 de Junho de 2022