(21) 2222-2222      contato@drclaudiobraun.com.br    |   

Como funciona o sistema nervoso?

O sistema nervoso humano é o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação com o ambiente externo, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.

Formado por neurônios, células da glia e algumas substâncias intracelulares, atua diretamente na coordenação dos diferentes órgãos e sistemas vitais, armazenando informações, captando sensações e administrando reações por mecanismos hormonais e motores.

O Sistema Nervoso pode ser dividido em:

Sistema nervoso central (SNC): formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, é responsável por processar informações.

Sistema nervoso periférico (SNP): formado por nervos cranianos, nervos espinhais, gânglios e terminações nervosas. Este sistema é subdividido em autônomo parassimpático e autônomo simpático. No parassimpático, as vias nervosas possuem gânglios que estão longe do sistema nervoso central, pois localizam-se no encéfalo ou na região sacral. Já no simpático os gânglios estão nas proximidades da medula espinhal, localizando-se na região torácica e lombar.

Neurônio: a principal célula do sistema nervoso

O neurônio é uma célula altamente especializada na recepção e condução de impulsos elétricos nervosos, que acontecem na região da membrana. Os neurônios variam bastante de tamanho, forma e função, mas geralmente esses impulsos ocorrem da extremidade de um neurônio para a de outro, sendo que o local de junção entre eles é chamado “sinapse nervosa”.

As informações são emitidas por estímulos, que são captados pelos sentidos e órgãos, transferidos aos nervos e levados até a medula espinhal ou o encéfalo. Então esses estímulos são processados pelas conexões neurais e levados aos nervos, que devolvem essas mensagens aos músculos, interagindo com o ambiente externo. Esse processo dura apenas milionésimo de segundos. Depois acontece o processo inverso, restabelecendo o estado de repouso da célula nervosa.

Fonte: Medical Site